Olá pessoal! Sejam bem-vindos ao nosso blog! Este é um espaço criado para meus alunos. Aqui poderão esclarecer dúvidas, ter orientações de trabalhos, provas etc. Participem!

domingo, 13 de novembro de 2011

Olá turma da 6ª A! Aqui vão alguns exercícios de revisão para a nossa avaliação.

Exercícios de fixação
1) Circule o sujeito e sublinhe o núcleo
a. O gato de pêlo branco dormiu no telhado.
b. Os meus dois irmãos são morenos.
c. Viver é bom.
d. Despreocupadas, as pessoas passeavam.
e. Não concordo com você.
f. ”Todos os ligeiros rumores da mata tinham uma voz para a selvagem filha do sertão.” (José de Alencar)


O NÚCLEO DO SUJEITO É CONSTITUÍDO DE UM SUBSTANTIVO OU QUALQUER PALAVRA COM VALOR DE SUBSTANTIVO.(PRONOME, VERBO ou PALAVRA SUSBTANTIVADA.)
EXERCÍCIO


2) Classifique os sujeitos em simples ou compostos.Cuidado, o sujeito pode estar em ordem indireta!!!
a. Eu fiz o teste.
b. As doenças e as guerras ceifam milhares de vidas.
c. Agora só buscas as praias ardentes. (José de Alencar)
d. Pedro, eu passei no vestibular!!!!
e. Devido às fortes chuvas, os rios estavam cheios.
f. Também são meios de comunicação cartazes, filmes e fotografias.

3) Reescreva as frases a seguir em seu caderno, substituindo o ASTERISCO (*) pelos verbos HAVER e EXISTIR, estabelecendo concordância com o sujeito quando for o caso.

A) * pessoas famosas na estréia do filme.
B) * viajado de carro até o sul do país.
C) * bons professores em nossas escolas.
D) * meses não tenho notícias dos dois.

4) Copie o texto a seguir e classifique o sujeito das frases sublinhadas.

Tempo perdido
Havia um tempo de cadeiras na calçada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianças brincavam sob a clarabóia da lua. E o cachorro era um grande personagem. E também o relógio de parede! Ele não media o tempo simplesmente: ele meditava o tempo.
http://educandonossosjovens.blogspot.com/2008/10/exerccios-de-fixao-sujeito-e-predicado.html


Respostas
1. a) Suj.:O gato de pêlo branco/ Núcleo: gato
b) Suj.:Os meus dois irmãos/ Núcleo: irmãos
c) Suj.:Viver/ Núcleo: viver
d) Suj.:As pessoas/ Núcleo: pessoas
e) Sujeito desinencial: eu/ Núcleo: eu
f) Suj.:Todos os ligeiros rumores da mata/ Núcleo: rumores


2.
a) Suj.: eu/ simples
b) Suj.: As doenças e as guerras/ composto
c) Suj.: Tu/ desinencial
d) Suj.: eu/ simples
e) Suj.: os rios/ simples
f) Suj.: cartazes, filmes e fotografias/ composto


3.
a) Havia
b) Havia
c) Existem
d) Há


4.
a) oração sem sujeito
b) as crianças: suj. simples
c) ele: suj. simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário